Canto Gregoriano

Sobre esta página - Ordinários - Cantos diversos - Ensaios e últimos domingos  - Links e informações - Seus comentários

  This page in English - Esta página en español - Cette page en français - Questa pagina in italiano - Haec pagina latina lingua


  • Disponíveis antecipadamente para ensaio: o calendário das próximas missas está numa nova página, para maior comodidade; veja-o aqui.

  • ATENÇÃO: os links  para as partituras funcionam parcialmente - vejam mais detalhes logo abaixo, no histórico do site (datado de 17/4).

    Novidades desta página:

    Sobre esta página: o que você vai encontrar e ouvir aqui; inclui dicas para ouvir e gravar estes arquivos no seu computador... Ordinários da missa: a palavra "ordinário", ou "comum", quer dizer que estas peças (o conjunto formado pelo kyrie, gloria, sanctus e agnus) são utilizadas em várias missas, conforme as circunstâncias, por exemplo, nos domingos, no tempo da Páscoa, nas festas de Nossa Senhora... Diversos: cantos selecionados, incluindo seqüências e diferentes versões de "Tantum ergo"... Missas dos últimos domingos: aqui temos os cantos do "próprio" de cada missa das últimas semanas, ou seja, aqueles cantos que tornam uma missa diferente da outra, muitas vezes numa relação muito direta com as leituras de cada missa... Links recomendados: onde ver, ouvir e aprender um pouco mais sobre canto gregoriano... Seus comentários: como entrar em contato para deixar suas impressões e sugestões para esta página...

    As gravações a seguir foram feitas ao vivo, no mosteiro de São Bento de São Paulo.

    O repertório irá crescendo aos poucos, e enquanto houver espaço em disco. As gravações mais antigas foram feitas com um simples walkman, e por este motivo apresentam ruídos das pessoas ao redor e até mesmo pancadas ocasionais no microfone; no entanto dão uma boa idéia de como pode ser bonito o canto gregoriano, bem cantado, acompanhado de órgão. As gravações atuais já estão sendo feitas com equipamento e condições melhores (apesar disto às vezes há um zumbido de ventiladores...) e irão substituindo as antigas assim que possível. Desde o dia 11 de julho de 98, graças a novos microfones, o som está muito mais claro e "limpo".

    Não se preocupe com "copyrights", pois estas gravações não são comerciais; eu mesmo as fiz, assistindo às missas no mosteiro. Você pode copiá-las e distribuí-las à vontade! Mas claro, com bom senso, sem abusos: não se deve obter vantagem econômica sem prévio consentimento, ou ocultar a procedência dos cantos.

    Atenção: para poder ouvir, seu micro deve ter uma placa de som; os arquivos estão no formato wave. Os arquivos são estereofônicos, e têm grande tamanho; se você preferir arquivos com som mono, porém entre um terço e metado do tamanho dos WAV originais, clique aqui para obter arquivos no formato Sun Audio (.au). As gravações mais recentes estão no formato MPEG (MP3) de áudio compactado (faça download do programa para windows 95), permitindo maior fidelidade sonora com arquivo de tamanho bem menor que os WAV ou AU anteriormente empregados.

    Uma sugestão é clicar com o botão direito do mouse sobre o link para a música desejada: isto abre um menú que permite que se grave o arquivo no disco rígido ("winchester"), de modo a se poder ouvi-lo depois quantas vezes se quiser, ou gravar uma fita (ou CD)! Experimente ouvir estas músicas em seu aparelho de som, com boas caixas acústicas!

    Kyriale - agora os ordinários estão em uma nova página, em separado.

    Alguns cantos selecionados - também numa página avulsa.

    Últimas missas e missas para ensaio - domingos, dias de preceito e principais festas

    Disponíveis em formato MPEG (MP3), estereofônicos. As missas mais recentes estão mais abaixo nesta relação; a mais antiga, no topo, será excluída em breve. As missas que não estão nesta lista podem ser encontradas, porém, na relação de todas as missas do ano litúrgico. A lista completa das missas para o rito Tridentino está aqui, e necessita ainda uma revisão e acerto de seu conteúdo.
  • Solenidade da Anunciação do Senhor. (25 de março)
  • Quarto  Domingo da Quaresma (Domingo "lætare").
  • Quinto Domingo da Quaresma.
  • Domingo de Ramos.
  • Quinta-feira Santa (Missa da Ceia do Senhor).
  • Sexta-feira Santa.
  • Sábado Santo.
  • Domingo da Ressureição.
  • Segundo Domingo da Páscoa.
  • São José Operário. (1 de maio)
  • São Filipe e São Tiago, apóstolos. (3 de maio)
  • Terceiro Domingo da Páscoa.
  • Quarto Domingo da Páscoa.
  • disponíveis antecipadamente para ensaio: consulte o calendário disponível.

    Conexões (links) recomendadas: agora outras informações e alguns links estão disponíveis em uma nova página.


    Comentários - Deixe aqui sua sugestão ou comentário sobre este site; sua opinião pode ajudar a criar um site melhor e mais completo. Preencha o formulário abaixo; ele será transmitido via email.
     
    Atenção - este formulário apenas será enviado se houver um programa para correio eletrônico corretamente instalado no computador! Parece que o formulário nem sempre é corretamente transmitido; para comentários mais extensos é mais seguro mandar um email para o endereço logo abaixo.
    nome:
    email para resposta:
    cidade/país:
    assunto (abreviado):
    comentários:
     

    Àqueles que deixaram comentários na antiga página (hospedada no IPT): estou bastante atrasado, mas pretendo ainda responder a todos que me escreveram...  Neste novo agora já é possível escrever na própria página, mas quem quiser entrar em contato sempre poderá mandar-me um Nem sempre será possível responder imediatamente!

    Participe, dê sugestões, faça comentários!

    Página criada por Luís Henrique Camargo Quiroz. Esta "nova" mas não muito atualizada página pessoal é cópia daquela que, como este site de cantos, eu havia criado no IPT. Em maio de 2000 decidiram, "por motivos de segurança da rede de computadores", impedir o acesso externo aos computadores localizados no Instituto, o que, apesar de minhas tentativas e de pedidos de brasileiros e de muitos visitantes estrangeiros, também iria afetar a existência deste site. Felizmente consegui achar boa vontade e receptividade nos responsáveis pelos computadores de Christus Rex, a quem devemos ser muito gratos. Vejam algumas palavras de boas vindas quando da estréia deste novo site.

    Site criado em outubro de 1996 (ou um pouco antes) e transferido para Christus Rex em 5 de junho de 2000.

    última atualização: 3/3/2005.

      This page in English - Esta página en español - Cette page en français - Questa pagina in italiano - Haec pagina latina lingua