Arquivos comprimidos MPEG

De agora em diante, passaremos a oferecer arquivos sonoros no formato MPEG. Resumidamente, trata-se de um formato onde se consegue compactar a informação sonora, através de técnicas especiais, sem perdas perceptíveis na qualidade sonora. Desta forma, pode-se conseguir uma grande redução no tamanho do arquivo, em comparação aos outros formatos como WAV e AU, que vinham sendo utilizados.

Graças ao tamanho menor dos arquivos, tornou-se viável oferecer gravações de melhor qualidade, não mais utilizando o walkman. Os cantos agora poderão ser apreciados em alta fidelidade!

Para ouvir os arquivos no novo formato, há alguns programas disponíveis: Winamp é um deles, para plataformas Windows 95 ou NT (32bits), com a vantagem de ser shareware (e custa só 10 dólares, mas funciona mesmo se não for registrado após 15 dias) e de funcionar para arquivos MPEG de layers 2 (MP2) e 3 (MP3). Pode ser obtido em winamp, macamp (para Macs), nullsoft ou aqui mesmo (524kb, versão 2.02). No site www.pan.com há programas para diversas plataformas, assim como em www.mpeg.org, e em www.ccett.fr. Para que seu browser possa tocar os novos arquivos, há uma receita em www.mpeg.org, em inglês; no entanto, se você gravar o arquivo no seu disco rígido, basta chamar depois o programa para tocá-lo.

voltar à página principal